sábado, 17 de julho de 2010

Mary e Max



Normalmente quando ouvimos a palavra "animação", relacionada a um filme, nosso cérebro automaticamente faz a ligação com filme de criança.
Normalmente nosso cérebro está correto e o que vemos é uma história divertida, com boas lições morais e que, em minha opinião, sempre vale a pena, por trazer leveza e um tanto de fantasia para alegrar o nosso dia.
Normalmente esse tipo de filme, visando alcançar um número maior de pessoas, também contém piadas que as crianças não entendem e conseguem agradar os pequenos pelo encantamento com os desenhos e coisas engraçadas e os maiores com as piadas que, observadas com cuidado, muitas vezes são críticas sociais ou apenas apelam para a sexualidade.
Normalmente esses filmes são para divertir, ensinar algo e deixar os espectadores felizes ao final.
Normalmente.
Mas Mary e Max não é um filme normal.

Sinopse: Mary tem oito anos, vive na Austrália, mora com o pai e com a mãe alcoólatra depressiva. Max tem quarenta e quatro anos, vive em Nova Iorque e sofre de Síndrome de Asperger. Ambos são deslocados, e sentem a necessidade de ter um amigo. Mary resolve escrever uma carta para alguém e escolhe Max, um desconhecido, numa espécie de lista telefônica. Essa primeira carta é o início da amizade, que a princípio seria impossível, entre os dois. Mary escreve a Max falando da sua vida e questionando-o sobre as coisas que ninguém quer explicar a ela e ele encontrou na menina a única pessoa capaz de entendê-lo. E eles prosseguem se correspondendo até a idade adulta de Mary.

A história trata de temas pesados que são complicados até de se contar em filmes com atores. Mas é incrível quanta expressividade é passada por bonecos de massinha (foi todo feito em stop-motion, com ajuda da computação gráfica para finalização).
A narração é um dos seus pontos fortes. Enquanto o narrador conta uma história, nós vemos outra. A ironia deixa tudo mais interessante.
Outro ponto forte são as vozes, por isso aconselho que assistam em inglês.
É um filme que fala sobre os medos e inseguranças humanos e nos faz refletir sobre a sociedade e como agimos e reagimos a ela.
Todas as personagens são muito complexas e tem muita carga emocional. O problema de Max causa angustia e dá vontade de ir lá e dar um abraço nele, mas, se isso fosse possível, ele provavelmente teria uma crise das piores.
Mary começa inocente como a maioria das crianças e é muito divertido acompanhar seu processo de amadurecimento, quase inevitável não lembrar dos nossos próprios questionamentos e descobertas da infância.
A comicidade é muito forte, mas é apenas mais um dos elementos da ironia encontrada em cada fala. O humor serve para encobrir o drama.
E a grande sacada do filme: Mary vê o mundo em tons de marrom e Max o vê em preto e branco. E essa diferença de visual simboliza a diferença das vidas deles e dos mundos deles. Mas em mim criou a expectativa do encontro do marrom com o preto e branco. E não fiquei frustrada.

Não é um filme que traz leveza e fantasia e, definitivamente, não vai alegrar o seu dia. Contanto, traz muitos questionamentos e nos deixa até um pouco frustrados, porém Mary e Max, com toda sua inabilidade em se socializar, terminaram sendo cativantes e nos fazendo torcer por um final feliz, porque é o que normalmente esperamos que acontecesse. E quem dirá que não o é.

Ps.: Quem, ao acabar de assistir, teve vontade de escrever uma carta para um estranho?

4 comentários:

  1. adorei. quero em breve querer escreve a um estranho o/ mani

    ResponderExcluir
  2. eu tive vontade de escrever pra um estranho! hehe

    ResponderExcluir
  3. nossa, nunca nem ouvi falar desse filme, mas não vou mentir, já baixei ele aqui pra assistir.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    esses filmes tristinhos me gustan muchisimo.

    ResponderExcluir
  4. Alguns filmes se revelam em certos momentos da nossa vida. E eu assiti esse filme na hora certa. Mas acho que vou ter que assistir de novo ;)

    ResponderExcluir