sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cinema Paradiso, o filme.



Como o nome do Blog foi escolhido inspirado nesse filme, nada melhor do que minha primeira crítica ser dedicada somente a ele.
Sinopse: Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, título original) é um filme italiano, feito no final da década de 80. Conta a história de Salvatori di Vita, cineasta bem-sucedido, que um dia recebe a triste notícia de sua mãe: Alfredo morreu. A partir daí a história entra pelas memórias de totó, apelido de salvatori quando criança, da época que fugia para o "Cinema Paradiso" e ia ajudar Alfredo, o projecionista e segue nos mostrando como aquele menino travesso e mal-criado foi crescendo e se apaixonando pelo cinema até tornar-se o que é.
Diretor: Giuseppe Tornatore.

O filme é simplesmente encantador. Qualquer pessoa, que como eu, seja amante do cinema vai ficar fascinada com a história de Totó e Alfredo.
As personagens são muito cativantes: Alfredo, que tenta ser um velho rabugento, mas que é conquistado pelo interesse do menino por sua profissão, mesmo que muitas vezes perca a paciência com as suas traquinagens e Totó, que é uma criança muito ativa, que cria um espantoso interesse pelo funcionamento do cinema e torna-se ajudante de Alfredo.
A medida que Totó vai crescendo o espectador começa a torcer pelos dramas do jovem e tem suas expectativas quebradas por diversas vezes. Até com um amor frustrado.
A história é conduzida com muito humor. Aquele típico humor italiano, exagerado, mas que passa tanta verdade que é inevitável rir com as trapalhadas dessa dupla pouco improvável, mas que se entendem tão bem.
A amizade é o segundo plano do filme, sendo que o primeiro é nitidamente a paixão por cinema, e temos um exemplo de amizade tão puro, que voltou aos cinemas na atualidade em "Up": a amizade entre a criança e o adulto. Sem maldade, sem as atrocidades que vemos todos os dias nas páginas policiais. É incrível a admiração que Totó tem pelo velho projecionista e o afeto que este tem pelo primeiro. Sem nenhum interesse, amizade por amizade. Isso é muito massa.
O elenco é incrível com destaque para o ator mirim que faz Totó, Salvatore Cascio, nome que coincidiu com o da personagem e para Philippe Noiret, o Alfredo. Os dois tem um esntrosamento que ajuda a história fluir.
Destaque também para o próprio Cinema Paradiso, o local é tão vivo quanto qualquer ator em cena e eu criei um afeto especial por ele, acho que a paixão de Totó contagia.

Um filme para rir, para se encantar e para dar vontade de ir ao cinema. Mesmo que não seja o Cinema Paradiso.

4 comentários:

  1. Já vi esse filme, há muito tempo... Ele me lembra meu pai! Segundo ele mesmo, é quase como vê-lo quando criança, indo ao cinema em Carnaúba e fazendo arte com o moço que cuidava de lá... Pra mim é super emocionante por isso :x
    Além, claro, da história muito bem feita! Meu pai adoraria você, só pela escolha do filme de estréia, aposto! :P

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu jeito de escrever. Não vi o filme, não posso comentar sobre ele, além de que deu uma vontade de vê-lo. rs

    =]

    ResponderExcluir
  3. alfredo, é belíssimo!

    cara, esse filme é MUITO lindo.
    tou comentando com lágrimas nos olhos, porque acabei de assistir de novo com minha mãe, indicação do meu pai que assistiu demais ele.

    muito muito emocionante.
    ain ^^

    ResponderExcluir
  4. Filme lindo!Fala de perdas, do primeiro amor, da amizade e, especialmente, da paixão pelo cinena!

    ResponderExcluir