terça-feira, 3 de agosto de 2010

Clube da Luta



Regras do Clube da Luta:

1ª Não comente sobre o Clube da Luta.
2ª Nunca, jamais, comente sobre o Clube da Luta.
3ª Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba.
4ª Somente duas pessoas por luta.
5ª Uma luta de cada vez.
6ª Sem camisa, sem sapatos.
7ª As lutas duram o tempo que for necessário.
8ª Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar!


Um filme controverso, que dividiu as opiniões tanto do público quanto da crítica especializada.
O narrador sofre de insônia e lhe é recomendado por um médico que vá a um grupo de apoio para ver que existem problemas maiores que o seu.
Após uma sessão desse grupo, ele percebe que pode ajudar seus problemas para dormir aliviando suas frustrações nos grupos e passa a ser um viciado em grupos de apoio. Mas ao conhecer Marla, que também é uma impostora nesses grupos, sente-se incomodado com sua presença, até que eles resolvem dividir as sessões que cada um vai realizar.
Numa viagem de negócios, conhece Tyler Durden. Quando volta ao seu apartamento, encontra-o destruído por uma explosão, liga para Tyler e vai morar com ele em sua casa caíndo aos pedaços. Numa noite, atrás de um bar, Tyler pede ao narrador que lhe dê um soco e ambos começam um combate. Ambos percebem que isso lhes faz bem e voltam a lutar atrás do bar por diversas vezes até que começam a atrair a atenção de vários espectadores, dando-lhes a ideia de criar o Clube da Luta, que ocorre no subsolo do bar.
O Clube torna-se cada vez maior, atingindo diversas outras cidades e se tornando o "Project Mayhem", uma organização anti-materialista e anti-capitalista, liderada por Tyler.
Mas a organização vai tomando proporções gigantescas, até que um de seus membros morre e o narrador decide que eles têm que por um fim naquilo, mas onde está Tyler?
A partir dessa questão vai se desenrolando o errendo do filme, que não posso contar mais para não tirar a graça dele.

O filme é genial. Os problemas pessoais de cada personagem unidos a uma causa em comum transformam a luta deles numa fuga do mundo exterior que lhes oprime. E conta com grandes atuações de Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, que está incrível em sua Marla Singer.
O personagem principal é o narrador, interpretado por Norton, mas ele é o tempo todo ofuscado por um Tyler, Pitt, que é tudo que ele queria ser, mas também é tudo que ele tem medo.
Essa estranha ligação entre esses dois homens, que têm um misto de admiração e temor, é o grande trunfo do filme. Querer entender sua relação é muito difícil, mas a cada minuto nós nos envolvemos com um deles, para logo em seguida odiá-lo, deixando o espectador confuso no seus próprios sentimentos. Além de nos fazer pensar na sociedade materialista em que vivemos e em qual seria a solução para acabar com essa indiferença. Explodir tudo?

Um filme que consegue intimizar os problemas humanos em cada indivíduo e ao mesmo tempo abrangê-los a todos.
Cada um tem suas angústias e medos, mas isso seria um problema gerado pelo sistema excludente e arbitrário que vivemos. A luta não é pela violência em si, mas uma forma dos combatentes expelirem todos os sentimentos que a sociedade reprimiu.
O narrador, criou mais um grupo de apoio sem perceber. A diferença é que, ao invés de trabalhar seus problemas com palavras, encontraram na violência física um meio de libertação.
Não vejo o filme como uma apologia a violência, na verdade, ela é coadjuvante nessa história que é muito mais psicológica do que qualquer outra coisa.
Enfim, um drama psicológico, mascarados com muitos socos, chutes, costelas quebradas e sangue derramado.

Indico a quem tem sangue frio e uma cabeça disposta a perceber as sutilezas que cada fala e personagem nos trazem. Filme surpreendente do começo ao fim.


DICAS DA SEMANA:
O Bem Amado: Ótima ideia para esse ano eleitoral. Garantia de muitas risadas, um longo vocabulário neologístico e uma dose de pensamento na política brasileira.
Insolação/Cinecult: Para os que amam filmes introspectivos com muitas falas marcantes e atuações fortes. Texto confuso, mas profundo. Personagens mais ainda.

ps: O cinema Brasileiro é a melhor pedida para essa semana nos cinemas de Natal.

5 comentários:

  1. Sem dúvidas um dos meus top 10. Não só pelos dramas psicológicos, mas também por retratar as saídas ousadas que podemos dar à esses dramas... Simplesmente fantástico. Alguns filmes nos dão vontade de imitá-los, seja numa atitude, num pensamento, num ponto de vista: para mim esse é um destes filmes.

    Bela análise,
    tentarei ver o Cinecult.
    =B

    ResponderExcluir
  2. Ótimo filme!!! Ótimo comentário! Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. First of all, não sei usar blog - o que inclui comentar. Mas vou tentar.
    Clube da lute é, de fato, um filmaço. Eu assisti faz uns anos, mas depois dos teus comments tô doido pra rever o/
    Não tinha pensado no fato de que ele cria outro grupo pra tentar talvez fugir do vício de grupos.
    Percebe que a gnt é assim também: o auto-engano talvez seja algo mais frequente do que a gnt imagina ou queira acreditar.
    E mais, acho que ele é bom. Se faz bem, não machuca ninguém (não é o caso do filme)... então é bom.
    Quero ver Insolação. Saudade de falas marcantes.
    mani

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos filmes que eu mais gosto! Adorei como vc colocou o enredo e seus comentários! Muuito bom

    E quanto a dica da semana... eu to louco pra ir assistir O Bem Amado
    depois me avisa o que vc achou

    ResponderExcluir
  5. Segunda vez em dois dias que eu ouço falar sobre lutar pra tirar estresse. hehe.
    Puts, só vendo a sinopse dos filmes eu nunca me interesso por eles, mas quando eu leio seu blog dá uma vontaaaaade de ver! sério!
    :**

    ResponderExcluir